sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ângela Berlinde



Ângela Mendes Ferreira conhecida no universo fotográfico como Ângela Berlinde, nasceu no dia 25 de Outubro de 1975, em Portugal. Formou-se em Direito, porém a paixão por fotografar fez com ela estudasse Fotografia, tornado-se assim um dos maiores ícones da fotografia. Autora de várias obras, a fotógrafa destacou-se por retratar índios brasileiros.

Hoje com 32 anos, Ângela destaca-se também eficiente trabalho como diretora cultural. Seu trabalho reúne luz, tonalidadee composição de momentos fascinantes (como as fotos selecionadas a seguir).

Cometários da fotografias de Ângela Berlinde

Dentre as fotografias apresentadas abaixo Ângela mostra através de sua lente várias etapas que a mulher pode viver. A primeira retrata um dos momentos mais plenos do universo feminino: a gravidez. A fotografada apresenta um semblante sereno, mostrando a barriga que abriga um ser que ela dará a vida e mostra o seio, um dos maiores símbolos maternais.
A segunda retrata uma pequena garota, que pelos trajes podemos ver que é umas da inúmeras vítimas da desigualdade social. A garota brinca com um gatinho, e pelo olhar triste e curioso que traz, talvez aquele possa ser um tipo de brinquedo. Na terceira, Ângela Berlinde mostra outro momento dócil, retrato de uma grande demostração de amor: a amamentação. Através do sorriso da fotografada, observamos o prazer que a mesma demonstra ao tentar amamentar seu filho. O sorriso não só expressa graça, mas satisfação. Pelo cenário podemos ver que mais uma vez Ângela aborda alguém vítima da desigualdade social.

Fotografias de Ângela Berlinde




Celso Oliveira


Celso Oliveira nasceu em 27 de Outubro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro.
Iniciou a carreira em 1975 tendo como primeira experiência um estagiário no estúdio Fotografismo e Arte que fez com ele ganhasse a oportunidade de trabalhar como fotógrafo e laboratorista na Agência Central de Fotojornalismo, a primeira agencia de fotografias de São Paulo.
Suas fotografias eram voltadas para a beleza da raça negra, buscando valorizar a cultura deles e chamando atenção para a miscigenação social e cultural do País.
Celso tinha como referencia em sua carreira os fotógrafos: Carier Bresson, Sebastião Salgado e Joseph Kandelka.
Seu talento logo foi reconhecido através de suas fotografias coloridas e em preto e branco .
Em 1978, Celso recebe em São Paulo, seu primeiro Prêmio, Cenas Brasileiras, Fotoptica.
Celso Oliveira também foi ganhador de menção honrosa no concurso Crianças nas Américas do Unicef e no concurso Aleitamento Materno do ministério da Saúde.
Em 1990, Celso faz a cobertura da Copa do Mundo na Itália.
No Japão recebe menção honrosa na categoria peb, da Nikon Internacional Photo Contst. Devido a notoriedade cultivada com a carreira de fotografo, Celso tem a oportunidade de ministrar oficinas na 1ªSemana Paraibana de Fotografia.
Em 1994, o fotografo funda a editora e fotoarquivo Tempo d’Imagem.
Celso Albuquerque teve seus trabalhos publicados internacionalmente, e em 1996 realiza a publicação de seu principal e grande trabalho, Ceará Terra da Luz.
"Todos os Negros retrata a força da cultura e a religiosidade popular. As fotografias tentam traduzir para um mundo impregnado de lutas uma maior leveza do cotidiano e um olhar mais delicado da realidade."
Celso Oliveira

Comentários sobre as fotografias de Celso Oliveira

O fotógrafo conhecido por "depurar" a técnica para captar poesias instantâneas mostra a exaltação a figura negra. Na primeira foto, Celso mostra uma das maiores fotografias de sua carreira, a que retrata um momento de cultura. Na segunda, a foto mostra um abraça de um negro a uma coluna, mostranto uma espécie de foto de significado abstrado.A terceira, o fotografado retrata um olhar triste, desolador. Nela a moldura de um retrato, parece um semblante de alguém que não tem esperança de dias melhores, alguém perdido em um momento simplório.

Fotografias de Celso Oliveira