Hoje estima-se que 1 em cada 1000 brasileiros é catador.E 3 em cada 10 catadores gostariam de continuar na cadeia produtiva da reciclagem mesmo que tivessem uma alternativa. Estes têm orgulho de ser Catador.
O Catador é um sujeito que, historicamente, tira do lixo o seu sustento. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, melhor ainda, seus recicláveis selecionados na fonte; seja caçando recicláveis pelas ruas e lixões, sacando os recicláveis do lixo misturado que o gerador não teve a decência de separar e colocou no mesmo saco o que pode e o que não pode ser reaproveitado.Com esse “trabalho” a companhia de limpeza urbana deixa de pagar inúmeros kilos que seriam coletados e dispostos em aterro ou lixão. Na pior das hipóteses é uma economia. É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o consumo de matéria prima virgem – recursos naturais esgotáveis – além da economia com coleta e disposição final.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Meu tema: Os catadores de lixo
Minhas fotografias vão retratar a atividade que mais tem crescido em nossa cidade, a reciclagem de lixo. Atividade essa que para ser realizada precisa do trabalho sujo e degradante dos catadores de lixo. Trabalhadores esses que ainda não são reconhecidos como profissionais, talvez por não possuirem preparação, por não terem sua atividade reconhecida, por não serem vistos como profissionais. Porém, a maioria desses catadores de lixo fazem dessa atividade a sua única fonte de renda.
Assinar:
Postagens (Atom)