segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mil Imagens

Através do site 1000 imagens, podemos observar o grande universo fotográfico. Dentre tantos temas abordados, fotografias que mostram diferentes momentos. Fotos que marcaram a luta por uma causa; a naturezade, símbolo de um dos presentes de Deus. Fotos que nos fazem viajar em um mundo que ainda não conhecemose mais, que nos permitem a criação de fascinantes sonhos. O retrato da figura feminina, exaltado através do criatividade do nu. As fotos temáticas que nos permite alcançar a importância da cultura de um povo. O abstrato que nos permite imaginar o que o artista quis retratar naquele "instante mágico". A figura negra, ícone da história de nosso país. O humor, também retrato em momentos de espontaneidade e descontração, leveva e companheirismo.
Enfim, fotografias que nos fazem criar sonhos, exaltar os momentos alegras e agradecer pela vida!

Coletânea de algumas das milhares de fotografias do fantástico mundo Mil Imagens
























Conhecendo alguns elementos da Câmera Fotográfica

ISO

No mundo da fotografia digital o valor ISO indica a sensibilidade da câmera da luz.Maior a sensibilidade exige menos luz para produzir uma foto. Muitas câmeras digitais tem um modo automático que regula o valor da ISO conforme a quantidade de luz da cena. Em ambientes bem iluminados os valores de ISO ajudam a fotografar em ambientes mais escuros sem o uso de flsh. A medida que aumenta o valor do ISO também aumenta a quantidade de ruído presente na foto digital. Quanto menor for o sensor (CCD) mais ruidoso ele será em altos valores ISO. Para as câmeras digitais SLR que tem sensores maiores possíveis trabalhar com valores ISO mais elevados com pequena perda de qualidade. Para as máquinas digitais de baixo custo, que normalmente tem sensores pequenos, aconselhamos usar os menores valores ISO possível e usar flash para iluminar cenas mais escuras.

Tabela: 64 125 250 400 800 1600 3200

VELOCIDADE DO OBTURADOR

A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.É fácil de perceber que se deixar a máquina a receber luz durante 10 segundos, só vai ficar uma imagem estática e bem definida se nada no cenário que estamos a fotografar se movimentar durante este tempo.Quanto menor o tempo de exposição, menos luz é absorvida no interior da máquina, maior a abertura do diafragma necessária para se obter uma exposição correta.O tempo de exposição é normalmente dado no formato 1 / x , em que X representa uma fracção de tempo em segundos.
Os valores comuns da tabela, são:
1 1/2 1/4 1/8 1/15 1/30 1/60
1/125 1/250 1/500 1/1000 1/2000 1/4000 1/8000

PROFUNDIDADE DE CAMPO

É a gama de distancias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável. A profundidade de campo depende dos tipos de câmeras, aberturas e distancia, apesar de também ser influenciada pelo tamanho da impressão e pela distancia de visualização da imagem. Essa seção foi pensada para ajudar a melhorar a compreensão intuitiva e técnica de profundidade de campo aplicada na fotografia.


LENTES

A lente é uma das partes mais importantes da câmera fotográfica. É um dispositivo óptico composto por um conjunto de lentes utilizado no processo de focalização ou ajuste de foco da cena a ser fotografada. A lente é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade óptica da imagem.
A lentes da câmeras fotográficas podem ser divididas em 7 grupos que são caracterizadas essencialmente pela distancia focal de que são capazes. Esse número pode variar normalmente entre 35mm e 200mm. A distancia focal resulta da medida em milímetros entre o pano do filme e o ponto onde a imagem é invertida depois de entrar na câmera escura.
Tipos de lentes:
- Micro
- Macro
- Olho de peixe
- Grande Angular
- Normal
- Teleobjetiva
- Zoom.