quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tiago Santana


Tiago Santana nasceu no dia 07 de setembro na cidade do Crato , no estado do Ceará.
O rapaz que chegou a cursar engenharia mecânica na Universidade Federal do Ceará não concluiu o curso, pois percebeu que seu encanto pelo universo da religiosidade lhe levava para a carreira fotográfica.
Em 1989, a paixão pela fotografia tornou-o fotojornalista e documentarista.
O trabalho faria com que Tiago participasse de várias oficinas de fotografia. Destacando-se por teu talento e sensibilidade, ele coordenou a 1ª e a 2ª Semana de Fotografias do Ceará.
Tiago Santana sempre abordou temas como a religiosidade, o cotidiano e a paisagem humana do nordeste brasileiro.
Por destacar esses temas, em 1990, Tiago desenvolve um trabalho pessoal de documentação das manifestações populares do nordeste brasileiro.
Ficou conhecido por registrar poesia em suas fotografias, isso fez com que em 1993 fundasse um grupo de fotógrafos que ficou conhecido como Dependentes da Luz , que reunia fotógrafos de Fortaleza.
Em 1993, devido ao trabalho “Juazeiro do Norte, Tiago foi agraciado com a Bolsa Vitae de Arte, oferecido pela Fundação Vitae.
O fotógrafo teve muitos de seus trabalhos publicados em livros, como: Linha Amarela, Brasil bom de bola e alguns livros internacionais. Tiago também publicou trabalhos em parceria com outros fotógrafos, como Antônio Augusto Fontes, Celso Oliveira, Ed Viaggiani e Elza Lima.
Tiago Santana completa vinte anos de carreira fotográfica, destacando oito anos de trabalho que foram dedicados ao projeto “Benditos”.Trabalho esse, que Tiago considera o amadurecimento da sua fenomenal carreira fotográfica.
Hoje o fotógrafo continua dedicando-se a composição de fotos das romarias de Juazeiro do Norte, lugar que será eternamente retrato de sua profissão.

Nenhum comentário: