sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Fotografias de Cartier Bresson

Seguindo a sequência, as fotografias que selecionei retratam diferentes momentos. Porém o que Bresson definia com " momento decisivo" são apresentadas nas fotos.
A primeira mostra a dor de um homem que acabara de perder alguém querido. Mostraseu aspecto de desolamento e solidão. O cenário apresenta um cemitério, o que nos permite constatar o que Bresson quis mostrar: a dor de alguém que perdeu um ente que não mais irá voltar.
"... para mim, só há uma coisinha na fotografia, um aspecto bem pequeno, que me cativa o espírito: a observação da realidade."
Cartier Bresson

A segunda retrata a leveza de uma dança. Casais que deveriam naquele momento um instante mágico e prazeroso. O cenário, o salão de dança. Antigamente muito frequentado pelas ilustres famílias que compunham a sociedade.
"Tirar uma foto é como reconhecer um evento."
Cartier Bresson

A terceira, Bresson mostrou a realidade que também teve a infeliz experiência de viver: a angustia da prisão. No cenário destaque para a cela e a vontade de quem estava ali de se libertar.
"Eu não tenho imaginação. O que me fascina é a vida, que tento compreender."
Cartier Bresson

Nenhum comentário: